FALP distingue Dr. Jorge Neto Valente e Dr. Rui Cunha na Assembleia Geral realizada em Macau
(Consulte a galeria do momento abaixo)
Macau, 21 de novembro de 2025 — A Federação dos Advogados de Língua Portuguesa (FALP) distinguiu por unanimidade e aclamação, na sua Assembleia Geral realizada em Macau, duas figuras incontornáveis da advocacia lusófona: o Dr. Jorge Neto Valente, designado Membro Honorário Fundador, e o Dr. Rui Cunha, designado Membro Honorário da FALP.
A atribuição destas distinções representa o reconhecimento formal da FALP pelo contributo excecional que ambos têm dado, ao longo de décadas, ao desenvolvimento do Direito, ao fortalecimento das instituições jurídicas e à promoção do diálogo entre as comunidades jurídicas lusófonas e sino-lusófonas.
A designação do Dr. Jorge Neto Valente como Membro Honorário Fundador sublinha o seu papel determinante na criação, afirmação e consolidação da FALP, bem como o seu contributo inestimável para o prestígio da advocacia de Macau no exercício de vários cargos incluindo a Presidência da Associação de Advogados de Macau durante vários mandatos, contribuindo com a sua visão, coragem institucional e lealdade para a projeção internacional da língua portuguesa no domínio jurídico.
Por sua vez, a nomeação do Dr. Rui Cunha como Membro Honorário distingue uma carreira marcada pela dedicação ao serviço público, promotor incansável do diálogo académico, institucional e humano, sendo um pilar da vida cultural e jurídica de Macau, grande defensor da causa pública, da formação jurídica e da cultura lusófona.
A Assembleia Geral, realizada no âmbito do Congresso FALP 2025 – “O Direito nas Relações Sino-Lusófonas”, prestou assim uma homenagem pública e unanimemente reconhecida à trajetória, liderança e contributo exemplar de ambos.
A FALP expressa o seu profundo e sentido agradecimento ao Dr. Jorge Neto Valente e ao Dr. Rui Cunha, reiterando o compromisso de continuar a promover os valores da advocacia, o fortalecimento institucional e a cooperação entre todos os profissionais do Direito dos países e regiões de língua portuguesa.
Juntos vamos mais longe!